A Igreja Particular de Lichinga proporcionou ao seu Bispo Dom Atanásio Amisse Canira, na manhã deste sábado 22 de Março um momento eufórico semelhante àquele vivido no pretérito dia 22 de Março de 2015, quando ele foi ordenado Bispo no Pavilhão de Desportos de Lichinga-(AeroClube).
Dom Atanásio Amisse Canira é o quinto Bispo da Diocese de Lichinga; nasceu a 2 de Maio de 1962, em Mossuril, Província de Nampula. De 1984 a 1986, frequentou e concluiu o Seminário Propedêutico Mater Apostolorum de Nampula. De 1987 a 1989, fez o curso Trienal de Filosofia no Seminário Filosófico Interdiocesano Santo Agostinho da Matola, e de 1990 a 1993, o curso Quaternal de Teologia no Seminário Teológico Interdiocesano São Pio X-Maputo.
Foi ordenado presbítero a 12 de Dezembro de 1993, e incardinado na Diocese de Nacala, como o primeiro Sacerdote do Clero Diocesano daquela circunscrição eclesiástica. A 8 de Fevereiro de 2015, o Papa Francisco o nomeou Bispo de Lichinga. Recebeu a Ordenação Episcopal e tomou posse em 22 de Março do mesmo ano, o Bispo emérito de Nacala, Dom Germano Grachane, C.M., o mesmo que o ordenou Sacerdote, também o ordenou Bispo, coadjuvado pelo Bispo de Xai-Xai, Dom Lúcio Andrice Muandula e Dom Elio Giovanni Greselin, S.C.J., Bispo emérito de Lichinga.
A celebração contou com a presença de 15 sacerdotes, dos quais 13 do Clero local e dois religiosos, nomeadamente: Pe Inácio Jussa, sj e Pe Luís Boina, IMC, Irmãs Consagradas de todas as Congregações Religiosas que vivem e trabalham na Diocese de Lichinga, autoridades governamentais locais e sencivelmente 5 centenas de fiéis que rechearam a Sé Catedral.
Durante a homilia cuja mensagem lapidária foi em torno da figura de São José, Patrono da Diocese por ele proferida, Dom Atanásio Amisse Canira expressou sua profunda gratidão a Deus pelo dom da vida e do ministério apostólico que o concedeu, igualmente, a todos os presentes e não presentes da grei que lhe foi confiado. Com entusiasmo da primeira hora, relembrou o seu lema:
Anunciar o Evangelho não é para mim título de glória, aí de mim se não anunciar o Evangelho. (1Cor 9,16), o qual vive e revive ao longo da sua missão Apostólica.
Depois da binómica mesa da Palavra e da Eucaristia em virtude do 10⁰ Aniversário Episcopal e tomada de posse de nosso Bispo Dom Atanásio Amisse Canira na DiocesedeLichinga, em seguida foi o momento da mesa de Confraternização, no Auditorium Dom Elio, sito nas instalações da FAGREFF-UCM que, contou com a presença de todos os convidados do Bispo, para além de todos os Sacerdotes, Religiosas e Religiosos que se fizeram presente na solene celebração eucarística.
Todos repartiam o pão, e não haviam necessitados, entre eles este foi o cântico de bênção da refeição, entoado pela Irmã Ermelinda Emílio Singua, Madre geral das Irmãs de Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (Diocesanas de Lichinga).
Por tudo e por todos, Deo gratia.
2 Comentários
Domingos Caetano
Lichinga | comentou Novembro 25, 2024Parabéns!