O dia 22 de Fevereiro de 2025, passa a ser uma data memorável e história para a Diocese de Lichinga. A razão para esta data surge no âmbito da abertura do Primeiro Seminário Propedêutico Mosenhor Miqueias Maloa. A etapa dura dois anos e é um período adequado de preparação humana, cristã, comunitária, intelectual e espiritual que se faz em espaço adequado após o nível básico de ensino secundário geral do currículo Moçambicano.
A abertura e bênção inaugural do Seminário Propedêutico Monsenhor Miqueias que teve lugar no Distrito de Cuamba, sob tutela da Paróquia São Miguel Arcanjo, foi dirigida por Sua Excelência Reverendíssima Dom Atanásio Amisse Canira, Bispo da Diocese de Lichinga, antecedida por uma Celebração Eucarística por si celebrada e concelebrada por vários padres oriundos de quase todas as Paróquias da Diocese, para além do Reverendo Padre Adelino Lopez o recém nomeado Reitor do Seminário e o Rev. Padre Alverino nomeado Director Espiritual, ambos do Clero Diocesano de Lichinga. Participaram da Celebração várias congregações religiosas e fiéis que vieram testemunhar o acto histórico da Diocese de Lichinga.
Durante a sua homilia, o prelado relembrou que sempre sonhou em abrir um Seminário na Diocese, no entanto, tinha falta do capital humano para materializar o sonho. Na ocasião exortou aos presentes na celebração em particular aos seminaristas a seguir firmes na fé em Deus e naquilo que se comprometem em ser após esta etapa de formação. O Prelado justificou que a escolha do nome Monsenhor Miqueias, o primeiro sacerdote moçambicano diocesano porque durante a sua vida terrena dedicou o seu tempo na paixão na formação do clero diocesano, daí que ele mereceu esta singela homenagem.
Este Seminário conta com 22 seminaristas, dentre os quais 9 da 12ª classe, 10 da 11ª classe e 3 do 4º ano de Teologia que se juntam aos mais novos devido a exiguidade de espaço no Seminário Maior de São Pio X de Maputo. Importa referir que os Seminaristas do Ano Propedêutico farão os seus estudos acadêmicos na Escola Secundário Padre Eugénio Menegon em Cuamba e os teólogos terão aulas híbridas.
Na mensagem dos seminaristas por ocasião da iniciativa da abertura do Seminário Propedêutico Monsenhor Miqueias em Cuamba, destacaram a sua alegria e satisfação e sentem honrados por serem as primeiras sementes da Seara, isto é, primeiros a começar e a organizar este Seminário, não porque são os melhores, aliás, até que poderiam ser os outros melhores que Eles, mas é pela graça de Deus que os escolheu para estarem naquele prestigioso Seminário.
Por sua vez, a equipa Formadora representada pelo Reitor, apresentou uma mensagem de agradecimento ao Pastor legítimo e sucessor dos Apóstolos Dom Atanásio Amisse Canira pela visão e determinação na ereção deste Seminário Propedêutico. Agradeceu ainda, à Cúria Diocesana e a todos pela generosidade e espírito de serviço, que contribuíram para a concretização deste nobre projeto.
A cerimónia culminou com um almoço de confraternização oferecido pelo Seminário nas instalações da Escola do ESAM.
1 Comentários
Domingos Caetano
Lichinga | comentou Fevereiro 26, 2025Parabéns!