O Instituto de Educação à Distância (IED) da Universidade Católica de Moçambique é uma instituição de ensino superior, regida pelos princípios católicos, vocacionada para a formação de professores em exercício, bem como para todos os cidadãos interessados em frequentar o ensino superior a distância, com o intuito de formar profissionais habilitados no desempenho das suas funções de forma eficiente, criativa, dinâmica e proactiva, enaltecendo sempre a qualidade ética nas suas intervenções.
Actualmente, o IED conta com 11 centros de recursos, nomeadamente: Beira, Gorongosa, Maputo, Chimoio, Tete, Quelimane, Milange, Gurúe, Nampula, Cuamba e Pemba, e ao todo, oferece 12 cursos de licenciatura, distribuídos pelos diferentes centros de recurso, nomeadamente: Licenciatura em Ensino de Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Desenho, Informática, e Educação Física e Desporto. Oferece ainda dois cursos que não contemplam a área de ensino, nomeadamente: Licenciatura em Administração Pública e Gestão Ambiental.
O ensino desenvolvido é híbrido, ou seja, utiliza as modalidades presencial e a distância. As actividades presenciais são desenvolvidas, com maior enfoque, nos cursos com actividades práticas, como é o caso dos cursos de Ensino de Física, Educação Física, Biologia, Química e Gestão Ambiental, que decorrem ao fim de semana, tendo como finalidade conciliar a teoria e a prática.
As actividades a distância são realizadas online, através da plataforma Moodle, que é uma ferramenta de ensino que permite que o estudante desenvolva a sua actividade formativa em qualquer lugar e horário.
Outra ferramenta utilizada para facilitar o processo formativo dos estudantes são os serviços online, que permitem aos estudantes consultar as suas notas, pontuações, situação financeira e solicitações de suporte. Isto permite que o estudante acompanhe o seu processo formativo sem necessidade de se deslocar do seu local de residência ou trabalho.
Este modelo de ensino tem-se revelado muito eficaz para todos os estudantes, principalmente para aqueles que são trabalhadores.
Nos primeiros anos da UCM – Extensão de Lichinga, uma equipa dedicada de colaboradores foi fundamental para o crescimento e sucesso da instituição. A equipa inicial foi composta por membros da direção, docentes, assistentes administrativos e pessoal de apoio.
O IED almeja tornar-se numa instituição de ensino superior de excelência académica e administrativa, tanto a nível nacional como internacional, reconhecida pela sua qualidade e inovação, formando e qualificando profissionais por meio das tecnologias educativas adequadas à educação a distância.
Promover a formação inicial e contínua de professores e áreas afins, oferecendo aos estudantes uma aprendizagem qualificada através da Educação a Distância, comprometida com novas metodologias de ensino e aprendizagem, com recurso à tecnologia, bem como prestar serviços de consultoria em matéria de EaD.
O Centro de Recurso de Cuamba localiza-se na zona sul da província de Niassa, na cidade municipal de Cuamba, 5º Bairro Aeroporto, junto às instituições da Faculdade de Ciências Agronómicas.
O Ensino a Distância em Cuamba iniciou em 2003, onde as actividades eram desenvolvidas no ESAM, que é uma instituição da Igreja Católica de Moçambique, e as actividades lectivas eram realizadas nas instalações onde actualmente funciona o Instituto de Formação Kinachucuro. Os estudantes foram depois transferidos para a Faculdade de Educação e Comunicação da UCM em Nampula, onde terminaram os seus cursos.
Com a implementação do Centro de Ensino a Distância da UCM, em 2010, foram inscritos os primeiros 58 estudantes no Centro de Recurso de Cuamba, que contou com um universo de 17 tutores e ofereceu cinco cursos, nomeadamente: Licenciatura em Ensino de História, Biologia, Geografia, Matemática e Português. Neste período, o Centro de Recurso de Cuamba era denominado Programa de Cuamba e pertencia ao Centro de Ensino a Distância da UCM. Com as reformas do Centro de Ensino a Distância, houve necessidade de transformar o Centro de Ensino a Distância em Instituto de Educação à Distância, que iniciou o seu funcionamento em 2019, e o Programa de Cuamba passou a denominar-se Centro de Recurso de Cuamba.
Os primeiros estudantes foram inscritos em 2010. As actividades académicas eram ministradas na modalidade semi-presencial / Paper-Based (Ensino Baseado no Papel), onde os estudantes recebiam material impresso (módulos) para auxiliar no processo formativo. As actividades do Centro de Recurso eram desenvolvidas por apenas um trabalhador.
Entre 2011 e 2012, devido à dinâmica das actividades desenvolvidas pelo Programa de Cuamba, houve necessidade de aumentar o número de trabalhadores, passando a funcionar com três profissionais: um gestor, um assistente pedagógico e um assistente administrativo.
Em 2014, foram graduados os primeiros estudantes.
Em 2020, com a eclosão da pandemia da COVID-19, houve a necessidade de reformular a forma de funcionamento do Centro de Recurso de Cuamba, que passou a implementar o ensino na modalidade híbrida. De forma a fazer face às novas exigências do processo educativo, deixou de entregar material impresso aos estudantes, passando a entregar material electrónico (tablets).
Na procura pela qualidade e perfeição, e de acordo com a dinâmica do ensino à distância nos dias de hoje, o centro tem, actualmente, feito a entrega de computadores portáteis (laptops), permitindo assim que o estudante esteja conectado com o mundo e desenvolva as suas actividades formativas em qualquer lugar, sem necessitar de se deslocar ao centro de recursos.
O Centro de Recurso de Cuamba é constituído por seis departamentos, nomeadamente: gestor, sector pedagógico, administrativo, secretaria, registo académico, contabilidade, assistente social e pessoal de apoio.
Em 2025, o Centro de Recurso de Cuamba contará com 11 trabalhadores com contratos a termo indeterminado, um universo de 1.544 estudantes e 105 tutores.
O Centro de Recurso de Cuamba oferece 9 cursos aos seus estudantes, nomeadamente: Licenciatura em Ensino de Português, História, Geografia, Biologia, Matemática, Física, Química, Informática, Educação Física e Licenciatura em Administração Pública e Gestão Ambiental.
Os cursos oferecidos pelo Instituto de Educação à Distância têm a duração de 4 anos e culminam com a defesa de uma monografia científica.
O Centro de Recurso compartilha a biblioteca e a sala de informática da FCA. Nela constam cerca de 69 obras de diferentes áreas de estudo (cadeiras gerais, Administração Pública, História, Física, Matemática, Química, Geografia, Gestão Ambiental e Biologia) e 15 computadores para serem usados pelos estudantes.
Desde a sua introdução na província de Niassa, no distrito de Cuamba, o Centro de Recurso de Cuamba contribuiu para a formação de mais de 70% dos professores com o nível de licenciatura existente na província de Niassa.
Nos últimos anos, o Centro de Recurso de Cuamba tem procurado proporcionar um ensino de qualidade, baseando-se nas novas tecnologias, de modo a garantir que os seus estudantes tenham uma formação de qualidade, respondendo assim aos pressupostos básicos exigidos no EaD. O Centro de Recurso de Cuamba foi a primeira instituição de ensino superior a formar professores com o nível de licenciatura, utilizando a modalidade à distância, na província de Niassa.